Instituto Pensar - Simone Tebet vai para o Ministério do Planejamento

Simone Tebet vai para o Ministério do Planejamento

por: Janary Damacena 


Simone Tebet e Geraldo Alckmin. Foto: Divulgação.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), aliada de "segunda hora? da campanha de Lula e Alckmin para a Presidência da República, aceitou o convite para chefiar o Ministério do Planejamento e Orçamento no próximo governo.

O futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou no começo desta terça-feira (27), que o partido de Tebet aceitou comandar a pasta. "A gente recebeu sinalização positiva?, afirmou Padilha em entrevista coletiva. "O presidente Lula fez o convite à senadora Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno, pela qualidade que tem como senadora, como ex-prefeita e capacidade como gestora. Essa foi a motivação?, destacou Padilha.

Leia também: Após ataques, Exército antecipa troca de comando antes da posse de Lula

Além disso, Padilha explicou que no organograma do ministério também estarão presentes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A expectativa de Tebet é de ter o controle do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos, o que pode fortalecer o planejamento de políticas públicas.

Quem é Simone Tebet

A senadora Tebet é advogada e professora por formação, graduando-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também já foi vice-governadora do Mato Grosso do Sul (2011 a 2015), prefeita de Três Lagoas (2005 a 2010) e deputada estadual (2003 a 2005). É filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet, morto em 2006.

Além disso, a senadora foi a 1ª mulher a se candidatar à Presidência do Senado, em 2021. Neste ano, também tornou-se a 1ª senadora a assumir a liderança da bancada feminina da Casa Alta, criada em 9 de março.

Na equipe do governo de transição, Tebet coordenou o grupo de trabalho do Desenvolvimento Social. A área abarca temas como o combate à fome e à pobreza e terá no seu novo guarda-chuva de atribuições o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família em 2023.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: